terça-feira, 11 de agosto de 2015

  Delegacia da Mulher?

  Depois de ler muitos textos a respeito, inclusive esse, fico pensando em como está cada vez mais difícil sobreviver nesse mundo, principalmente para nós mulheres. 
  Recebi algumas mensagens, amigas me procuraram pra contar suas aflições e pedir algum tipo de conselho e eu antigamente por pura ingenuidade e acreditando na eficácia dos serviços da Delegacia da Mulher, sempre a citava para elas, talvez até com um pouco de orgulho por existir uma delegacia "interessada em nos defender", mas não, as coisas não são bem assim. Numa reportagem do telejornal  passou sobre um feminicídio onde o apresentador tratou como "crime passional" e sempre são as mesmas falas "mulher jovem cheia de sonhos" ou "deixou um filhinho" e ainda "se envolveu com o homem que não aceitou o fim da relação" (ela é culpada, deveria adivinhar que o cara mataria ela futuramente), pois bem, uma vizinha minha conhecia bem essa mulher e me contou quantos BOs foram feitos, quantas denuncias, quantas vezes a polícia foi na casa dela por conta de brigas, e que muitas vezes ela recorreu a Delegacia da Mulher que como muitas outras, tratou a com desprezo, como mais um caso em que a mulher apanha e volta pro marido. Eu sei que elas voltam para os agressores, mas também sei os porquês, medo da agressão ser pior, lei que não é cumprida e o macho fica solto, dependência financeira, estrutura familiar, são tantos motivos e não são banais nunca, e nenhuma mulher merece ser tratada como mais um caso. 
  O problema de tudo isso é não saber como agir numa situação dessas, e se alguma amiga ou eu mesma precisar dos serviços dessa delegacia, o que devemos fazer? Chegar sangrando ou sem um membro do corpo pra que nosso caso seja considerado e o juiz tome alguma providência? Ou será que precisamos morrer pra virar noticia e o agressor virar suspeito? 
  Por enquanto não tenho a resposta pra isso, mas sempre vou estar do lado de uma mulher que se aproximar de mim com alguma queixa dessa, não vou considera-la culpada, não vou tratar como mais uma e vou buscar uma maneira de auxiliar, porque briga de marido e mulher não se mete a colher se o cara não meter a mão nela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário